UFPr Arts Department Departamento de Artes da UFPr Revista Eletrônica de Musicologia Vol. 1.1/Setembro de 1996 Sinopses Editorial/Home page
HEITOR VILLA-LOBOS: UM ESTUDO SOBRE SUA MÚSICA PARA VIOLÃOOrlando Fraga
Este artigo é uma compilação da obra violonística de Villa-Lobos abordada de um ponto de vista bibliográfico, isto é, listando toda sua obra para violão, manuscrita ou publicada, fazendo também referência às obras perdidas. Para isso, tomou-se como base o catálogo compilado pelo Museu Villa-Lobos, do Rio de Janeiro. Uma pequena biografia introduz o artigo, bem como pequenos comentários são agregados a cada obra. (Artigo disponível somente em inglês)
UMA TABLATURA PARA SALTÉRIO DO SÉCULO XIXRogério Budasz
A obra Cifras de Música para Saltério, de Antonio Vieira dos Santos, constitui-se na mais antiga coleção de música não religiosa encontrada no Estado do Paraná e, em nível nacional, na maior e mais variada da primeira metade do século XIX. Trata-se de um documento fundamental para o estudo da música popular e de salão no Brasil e em Portugal de fins do século XVIII a meados do XIX, já que vários paralelos são observados também entre peças do manuscrito e obras portuguesas dos séculos XVIII e XIX.
OS MODOS E A GÊNESE MUSICAL EM LUIS DE MILANPaulo Augusto Castagna
Este artigo apresenta os resultados de uma análise do sistema modal na música para vihuela de mano de Luis de Milan (c. 1500 - após 1561). Os dados obtidos foram comparados com indicações deixadas pelo próprio compositor e com conceitos musicais de sua época, numa tentativa de examinar os elementos estruturais mínimos de que dispunha o vihuelista para a elaboração de sua música.
STUDY ON LOGIC PRINCIPLES APPLIED TO MUSICAL COMPOSITIONHarry L. Crowl
O presente estudo visa estabelecer uma base coerente para a composição de uma ou mais peças musicais com o mesmo material. O ponto de partida para a proposição é a intenção de criar uma linguagem musical individual. Nossa tentativa para desenvolver tal linguagem baseou-se na cultura musical do Mediterrâneo e da América Latina, assim como no serialismo desenvolvido por Schönberg e Krenek. (Artigo disponível somente em inglês)