O Cancioneiro Ibérico em José de Anchieta
- Um Enfoque Musicológico

Rogério Budasz


Bibliografia

Obras literárias

ANCHIETA, José de. Poesias. Roma, Archivum Historicum Societatis Iesu, MS OPP NN 24. 206 f.

__________. Auto representado na festa de São Lourenço. Peça trilíngüe do século XVI, transcrita, comentada e traduzida, na parte tupi, por M. de L. de Paula Martins. São Paulo, Museu Paulista, 1948. 142 p. (Boletim I. Documentação Lingüística 1, ano I).

__________. Na vila de Vitória e Na visitação de Santa Isabel. Peças em castelhano e português, do século XVI, transcritas e comentadas por M. de L. de Paula Martins. São Paulo, Museu Paulista, 1950. 159 p. (Boletim III. Documentação Lingüística 3, ano II-III).

__________. Poesias. Manuscrito do século XVI em português, castelhano e tupi. Transcrições, traduções e notas de M. de L. de Paula Martins. São Paulo, Museu Paulista, 1954. 835 p. (Edição comemorativa do IV centenário da cidade de São Paulo).

__________. __________. Belo Horizonte, Itatiaia/São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1989. 835 p. (Biblioteca básica de literatura brasileira, v. 3). [Reimpressão da edição de 1954].

ÁVILA, Velázquez de. Cancioneiro gótico de [...]. Fragmento conservado na Biblioteca Nacional de Madrid. [s.l.]. [s.n.], [15__]. 14 f.

__________. __________. Con un prologo de Antonio Rodríguez-Moniño. Valencia, Castalia, 1951. 118 p.

BERNARDES, Diogo. Obras completas de Diogo Bernardes, vol. III - Várias rimas ao Bom Jesus. Pref. e notas de Marques Braga. Lisboa, Livraria Sá da Costa - Editora, 1946. (Colecção de Clássicos Sá da Costa)

__________. Varias rimas ao Bom Iesvs, e a virgem gloriosa sva may, e a sanctos particvlares. Lisboa, Simão Lopez, 1594.

BRAGA, Teophilo. Antologia portugueza. Porto, Livraria Universal, 1876. 350 p.

CAMINHA, Pero de Andrade. Poesias. Manuscrito de fins do séc. XVI. Lisboa, Biblioteca Nacional, COD 6384.

Cancioneiro de Évora. Évora, Biblioteca Pública e Arquivo Distrital, COD CXIV/ 1-17.

Cancioneiro Fernandes Tomás. Fac-simile do exemplar único. Ed. do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia com preâmbulo de D. Fernando de Almeida. Lisboa, Ministério da Educação Nacional, Direcção-Geral do Ensino Superior e das Belas-Artes. 7 f. inum., 174 f.

Cancionero de romances. Anvers, Martin Nucio, [anterior a 1550]. Edição fac-similar por R. Menéndez Pidal. Madrid, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 1945.

Cancionero general qve contiene muchas obras de diuersos autores antiguos, con algunas cosas nueuas de modernos, de nueuo corregido i impresso. Anvers, Martin Nucio, 1557. 8 f. inum., ccccii f.

COSTA, D. Francisco da. Cancioneiro chamado de D. Maria Henriques. Intr. e notas de Domingos Maurício Gomes dos Santos. Lisboa, Agência Geral do Ultramar - Divisão de Publicações e Biblioteca, 1956. clx, 673 p.

DURÁN, Don Agustin, org. Romancero general o Colección de romances castellanos anteriores al siglo XVIII. Recogidos, clasificados y anotados por Don Agustin Durán. Madrid, Ediciones Atlas, 1945. 2 vol.

Espejo de enamorados. Conservado na Biblioteca Nacional de Lisboa. [s.l.], [s.n.], [15__].

SANCHA, Don Justo de. Romancero y cancionero sagrados. Colección de poesias cristianas, morales y divinas sacadas de las obras de los mejores ingenios españoles por Don Justo de Sancha. Madrid, Ediciones Atlas, 1950. 568 p.

Trovas novamente feytas do moleyro. por tres authores muyto graves, em que se contão canseyras, & trabalhos, que passou com seu querido Pelote. [s.l.], [s.n.], [16__]. 4 f.

 

Obras musicais

BERMUDO, Fray Juan. Declaracción de instrumentos. Osuna, Juan de León, 1555. 142 f. Edição fac-similar por Macario Santiago Kastner. Kassel/Basel, Bärenreiter Verlag, 1957.

BRICEÑO, Luis de. Metodo mvi facilissimo para aprender a tañer la gvitarra a lo español. Paris, Pierre Ballard, 1626. 24 f. Edição fac-similar. Genève, Minkoff, 1972.

CABEZÓN, Antonio de. Obras de música para tecla, arpa y vihuela. Madrid, Francisco Sanchez, 1578.

__________. __________. Primera edición por Felipe Pedrell. Nueva edición corregida por Mons. Higinio Anglés. Barcelona, Consejo Superior de Investigaciones Científicas/Instituto Español de Musicologia, 1966. 3 vol.

Cancioneiro da Biblioteca Públia Hortensia de Elvas. Edição fac-similar com estudo de Manuel Pedro Ferreira. Lisboa, Instituto Português do Património Cultural, 1988. xliii p., 53 f. inum.

Cancioneiro de Elvas. Elvas, Biblioteca Municipal, MS 11793. 104 f.

Cancioneiro musical de Belém. Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, MS 3391, f. 58v a 74.

__________. Música portuguesa maneirista. Estudo introdutório e notas de Manuel Morais. Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1988. 141 p.

Cancioneiro musical d'Elvas. 2 ed. Transcrição e estudo de Manuel Morais. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1992. xv p., 3 f. inum., 68 p. (Portugaliæ Musica, série A, vol. XXXI).

Cancioneiro musical e poético da Biblioteca Públia Hortensia. Com prólogo, transcrição e notas de Manuel Joaquim. Coimbra, Instituto para a Alta Cultura, 1940. 201 p. 1 f.

The Elvas songbook. Edidit Gil Miranda. Neuhausen/Stuttgart, American Institute of Musicology/Hänssler Verlag, 1987. lxiii p., 79 p. not. mus. (Corpvs mensvrabilis musicæ, 98)

FLECHA, Mateo. Collecció d’Ensalades, Madrigals i altres composicions. Barcelona, Biblioteca Central, MS 588/2.

__________. Ensaladas. Barcelona, Biblioteca Central, MS 588/1.

__________. Las ensaladas de Flecha. Praga, Jorge Negrino, 1581. 4 f. inum., 51 f. [Somente a parte do baixo]

__________. Las ensaladas. Transcripción y estudio por Higinio Anglés. Barcelona, Biblioteca Central, 1955.

GAVALDÁ, Miguel Querol. Cancionero Musical de Lope de Vega. Vol. III, Poesias cantadas en las comedias. Recopilación, transcripción y estudio por Miguel Querol Gavaldá. Barcelona, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 1991. 26, 166 p. (Cancioneros musicales de poetas del siglo de oro, 4)

__________. Madrigales españoles inéditos del siglo XVI. Cancionero de la Casanatense. Transcripción y estudio por Miguel Querol Gavaldá. Barcelona, Consejo Superior de Investigaciones Científicas/Instituto Español de Musicologia, 1981. 25, 128 p. (Monumentos de la Música Española, XL)

GUERRERO, Francisco. Opera omnia, vol. 1, Canciones y villanescas espirituales, Venecia, 1589. Transcripción por Vicente García. Introducción y estudio por Miguel Querol Gavaldá. Barcelona, Consejo Superior de Investigaciones Científicas/Instituto Español de Musicologia, 1955 - 1957. 2 vol.

HENESTROSA, Luys Venegas de. Libro de cifra nueva para tecla, arpa y vihuela. Alcalá de Henares, 1557.

__________. __________. Transcripción y estudio por Higinio Anglés, in La música en la corte de Carlos V. Barcelona, Consejo Superior de Investigaciones Científicas/Instituto Español de Musicologia, 1944, vol 2. 217 p. [Reimpresso em 1984].

HUETE Diego Fernandez de. Compendio numeroso de zifras armonicas, con theorica, y practica, para harpa de vna orden, de dos ordenes, y de organo. Madrid, Imprenta de Mvsica, 1702.

KAPSPERGER, Gio. Girolamo. Libro qvarto d’intavolatura di chitarrone. Roma, 1640. Edição fac-similar: Firenze, Studio per Edizioni Scelte, 1982, 3 f., 48 p. (Archivum musicum. Collana di testi rari, 46)

Libro de diferentes cifras de gitarra escogidas de los mejores avtores. 1705. Madrid, Biblioteca Nacional, manuscrito M 811. 160 p.

PEDRELL, Felipe. Cancionero musical español. 4 ed. Barcelona, Casa Boileau, [1958], vol. III. 233 p.

RIBAYAZ, Lucas Ruiz de. Luz y norte musical para caminar por las cifras de la guitarra española, y arpa, y cantar á compas por canto de organo. Madrid, Melchor Alvarez, 1677. Edição fac-similar: Genève, Minkoff Reprint, 1976, 2 f., 144 p., 3 f.

SALINAS, Francisco de. De musica libri septem. Salamanca, Matias Gastius, 1577. Edição fac-similar por Macario Santiago Kastner. Kassel/Basel, Bärenreiter Verlas, 1958.

__________. Siete libros sobre la musica. Primera versión castellana por Ismael Fernández de la Cuesta. Madrid, Editorial Alpuerto, 1983. 775 p.

SANZ, Gaspar. Instruccion de musica sobre la gvitarra española. Reproducción en facsímil de los libros primero y segundo de la tercera edición (1674) y del libro tercero de la edición octava (1697). Prologo y notas de Luis García-Abrines. Zaragoza, Institución “Fernando El Catolico”, [1979]. cxxxiv p.

Tablatura para guitarra. Início do século XVIII. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música, códice manuscrito não catalogado, 2 f., 101 f., 2 f.

 

Obras de referência

ALÍN, José Maria. Cancionero tradicional. Edicción, introducción y notas de José Maria Alín. Madrid, Castalia, 1991. 587 p. (Clásicos Castalia, 190)

ALONSO, Dámaso. Poeta a lo divino. In __________. Poesia española - Ensayo de métodos y límites estilísticos. Madrid, Gredos, 1976, p. 219-268.

ANDRADE, MÁRIO DE. Dicionário musical brasileiro. Coordenação Oneyda Alvarenga e Flávia Camargo Toni. Belo Horizonte, Itatiaia; Brasília, Ministério da Cultura; São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1989. xxxiii, 701 p. (Coleção Reconquista do Brasil, 2ª série, 162)

APEL, Willi. The notation of polyphonic music 900 - 1600. 4 ed. Cambridge MA, The Medieval Academy of America, xxv, 462 p., 15 f. inum.

ARBEAU, Thoinot. Orchesography. Trad. Mary Stewart Evans, Intr. e notas Julia Sutton. New York, Dover Publications, 1967. 266 p.

ARETZ, Isabel. Sintesis de la etnomusica en America Latina. Caracas, Monte Avila, 1980. 338 p.

ASKINS, Arthur Lee-Francis. The Cancioneiro de Évora. Critical edition and notes by Arthur Lee-Francis Askins. Berkeley, University of California Press, 1965. [2 f.], 159 p. (University of California publications in modern philology, 74)

__________.; SAGE, Jack. The musical songbook of the Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, Lisbon, (ca. 1603). Luso-brazilian review, 13 (2), winter 1976.

AZEVEDO FILHO, Leodegário Amarante do. Anchieta, a idade média e o barroco. Rio de Janeiro, Gernasa, 1966. 310 p.

__________.; ELIA, Sílvio. As poesias de Anchieta em português. Rio de Janeiro, Edições Antares; Brasília, Instituto Nacional do Livro, 1983. 170 p.

BARON, John. Secular spanish solo song in non-spanish sources, 1599-1640. Journal of American Musicological Society, 30, 1970, p. 20-42.

__________. Spanish art song in the seventeenth century. Madison, A-R Editions, 1985. xl, 89 p.

BENT. Margaret. Editing early music: the dilemma of translation. Early music, 22 (3), august 1994, p. 373-392.

BONILLA, Luis. La danza y el mito en la historia. Madrid, Biblioteca Nueva, 1964, 334 p.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo, Companhia das Letras, 1993. 404 p.

BOURCIER, Paul. Historia de la danza en occidente. Barcelona, Editorial Blume, 1981, 280 p.

BRITO, Manuel Carlos de. Estudos de história da música em Portugal. Lisboa, Editorial Estampa, 1989. 221 p. (Imprensa Universitária, 78)

__________.; CYMBRON, Luísa. História da música portuguesa. Lisboa, Universidade Aberta, 1992. 187 p. (Universidade aberta, 47)

BUENO, Francisco da Silveira. Grande dicionário etimológico-prosódico da língua portuguesa. São Paulo, Saraiva, 1966. 8 vol.

CALDWELL, John. Editing early music. Oxford, Clarendon Press, 1985. 125 p. (Early music series, vol. 5).

CALMON, Francisco. Relação das faustíssimas festas. Intr. e notas de Oneyda Alvarenga. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1982. 62 p.

CARDOSO, Armando. Pe. Joseph de Anchieta, S. J. - Lírica espanhola. São Paulo, Loyola, 1977. 372 p. (Obras completas do Pe. José de Anchieta, vol. 5, II).

__________. Pe. Joseph de Anchieta, S. J. - Lírica portuguesa e tupi. São Paulo, Loyola, 1984. 231 p. (Obras completas do Pe. José de Anchieta, vol. 5, I).

__________. Teatro de Anchieta. São Paulo, Loyola, 1977. 372 p. (Obras completas do Pe. José de Anchieta, vol. 3).

CASTAGNA, Paulo Augusto. Fontes bibliográficas para a pesquisa da prática musical no Brasil nos séculos XVI e XVII. São Paulo, 1991. 3 vol. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

__________. A música como instrumento de catequese no Brasil dos séculos XVI e XVII. D. O. Leitura, 12 (43), abril 1994, p. 6-9.

CHARNASSÉ, Hélène. A propos d'un récent article sur "la méthode pour la guitarre de Luis Briceño". Revue de musicologie, 52 (1), 1966, p.204-207.

COROMINAS, Joan. Diccionario crítico etimológico de la lengua castellana. Madrid, Gredos, 1954 [reimpr. 1974]. 4 vol.

COVARRUBIAS, Sebastián de. Tesoro de la lengua castellana o española, según la impresión de 1611, con las adiciones de Benito Remigio Noydens publicadas en la de 1674. Edición preparada por Martín de Riquer. Barcelona, S. A. Horta, I. E., 1943. 1093 p.

CULLEY, Thomas D.; McNASPY, Clement J. Music and the early jesuits (1540-1565). Archivum historicum Societatis Iesu, 40, 1971, p. 213-245.

DEL PRIORE, Mary Lucy M. Festas e utopias no Brasil colonial. São Paulo, Brasiliense, 1994. 136 p.

DEVOTO, Daniel. La méthode pour la guitarre de Luis Briceño. Revue de musicologie, 51 (1), 1965, p.131-148.

Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica, popular. São Paulo, Art Editora, 1977. 2 vol.

Enciclopedia dello spetacolo. Roma, Casa Editrice Le Maschere, 1954. 10 vol.

Encyclopédie de la musique et Dictionnaire du conservatoire. Première partie [vol 4]; Histoire de la musique, Espagne - Portugal. Paris, Librairie Delagrave, 1920.

FRENK, Margit. Corpus de la antigua lírica popular hispánica. 2 ed.Madrid, Editorial Castalia, 1987. lviii, 1249 p. (Nueva biblioteca de erudición y crítica, 1)

__________. Refranes cantados y cantares proverbializados. Nueva revista de filologia hispánica, 15 (1-2), p. 155-168, jan/jun. 1961.

GAVALDÁ, Miguel Querol. Introducción y estudio, In GUERRERO, Francisco. Opera omnia, vol 1. Barcelona, Consejo Superior de Investigaciones Científicas/Instituto Español de Musicologia, 1955, p. 9-46.

__________. Transcripción e interpretación de la polifonía española de los siglos XV y XVI. Madrid, Ministerio de Educacion y Ciencia/Comisaria Nacional de la Musica, 1975. 169 p., 7 f. inum.

Grande enciclopédia portuguesa e brasileira. Lisboa, Editorial Enciclopédia, 1935-1960. 40 vol.

HUDSON, Richard. The folia melodies. Acta musicologica. 45, 1973, p. 99-119.

__________. The folia dance and the folia formula in 17th century guitar music. Musica disciplina, 25, 1971, p. 199-221.

JENSEN, Richard D'A. The guitar and italian song. Early music, 13 (3), august 1985, p. 376-383.

KNIGHTON, Tess. The a capella heresy in Spain: an inquisition into the performance of the cancionero repertory. Early music, 20 (4), november 1992, p. 561-581.

LANGE, Francisco Curt. As danças coletivas públicas durante o período colonial brasileiro e as danças das corporações de ofícios em Minas Gerais. Barroco, 1: 15-62, 1967.

LEITE, Serafim. Cantos, músicas e danças nas aldeias do Brasil. Música sacra, 3 (11): 204-205, nov. 1943 e 3 (12): 223-225, dez. 1943.

__________. História da Companhia de Jesus no Brasil. Lisboa,Livraria Portugália/Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1938, vol. 2.

__________. A música nas primeiras escolas do Brasil. Música sacra, 8 (2): 27-34, fev. 1948.

LEMMON, Alfred E. Jesuit chroniclers and historians of colonial spanish America: sources for the ethnomusicologist. Inter-american music review, 10 (2): 119-129, 1989.

LUÍS, Francisco González, ed. José de Anchieta vida y obra. La Laguna, Exmo. Ayuntamiento de San Cristóbal de La Laguna, 1988. 482 p.

MAGALHÃES, General Couto de. O selvagem. São Paulo/Rio de Janeiro, Livraria Magalhães Editora, [s.d.]. 308 p.

MARTINS, Mário. O teatro nas cristandades quinhentistas da Índia e do Japão. Lisboa, Edições Brotéria, [1986]. 135 p.

MARTINS, Wilson. História da inteligência brasileira, vol. 1 (1550-1794). 4 ed. São Paulo, T. A. Queiroz, 1992. 585 p.

MATOS, Manuel García. Pervivencia en la tradición actual de canciones populares recogidas en el siglo XVI por Salinas en su tratado De musica libri septem. Anuario musical, 18, 1963. p. 67-84.

MIRANDA, Gil. O cancioneiro de Elvas, um problema de estilo musical. Coloquio artes, 55: 48-58, dez. 1982.

ODRIOZOLA, Imanol Elias. Juan de Anchieta, apuntes historicos. Guipúzcoa, Caja de Ahorros Provincial de Guipúzcoa, 1981. 120 p.

PEDRELL, Felipe. Catàlech de la Biblioteca Musical de la Diputació de Barcelona. 2 vol. 330, 382 p.. Barcelona, Palau de la Diputació, 1908, 1909.

__________. Folk-lore musical castillan du XVIe siècle. Sammelbände der Internationalen Musik-Gesellschaft, 1, 1899-1900, p. 372-400.

PORTELLA, Eduardo. José de Anchieta - Poesia. 3 ed. Rio de Janeiro, Agir, 1977. (Colecão Nossos Clássicos, n 36).

PRADO, Décio de Almeida. Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo, Perspectiva, 1993. 346 p.

PRECIADO, Dionísio. La canción tradicional española en las ensaladas de Meteo Flecha, el viejo. Revista de musicologia, 10 (2): 461-488, 1987.

PUYOL Y ALONSO, Julio. La Picara Justina - Medina del Campo, 1905. Licenciado Francisco López de Úbeda. Estudio critico, glosario, notas y bibliografia por Julio Puyol y Alonso. Madrid, Imprenta de Fortanet, 1912. 3 vol.

REY, Juan José. Danzas cantadas en el renacimiento español. [s.l.], Sociedad Española de Musicologia, [1978]. 102 p.

RIBEIRO, Mário de Sampayo. À margem do cancioneiro de Manuel Joaquim. Brotéria, 33 (5): 383-417, 1941.

ROIG, Adrien; CAEIRO, Olívio. Carolina Michaëlis de Vasconcelos: Pedro de Andrade Caminha, subsídios para o estudo de sua vida e obra. Lisboa, Instituto Nacional de Investigação Científica, 1982. (Literatura, 12)

SASPORTES, José. História da dança em Portugal. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, [1970], 450 p.

SCHNEIDER, Marius. ¿Existen elementos de música popular en el cancionero musical de Palacio? Anuario musical, 7: 177-192, 1953.

SILVA, Inocêncio Francisco da. Diccionário bibliográfico portuguez. Lisboa, Imprensa Nacional, 1858-1896, 12 v. (Edição facsimilar de 1972)

TAYLOR, Thomas F. The spanish high baroque motet and villancico. Style and performance. Early music, 12 (1): 66-73, feb. 1984.

TINHORÃO, José Ramos. A deculturação da música indígena brasileira. Revista brasileira de cultura, IV (13): 9-26, jul-set. 1972.

__________. Música popular de índios, negros e mestiços. Petrópolis, Vozes, 1972. 199 p.

VASCONCELOS, Ary. Raízes da música popular brasileira. Rio de Janeiro, Rio Fundo Editora, 1991. 324 p.

VASCONCELOS, Carolina Michaelis de. Estudos sobre o romanceiro peninsular - Romances velhos em Portugal. Porto, Lello & Irmão, [1980]. 416 p. (Biblioteca iniciação literária, 6). [Publicados na revista “Cultura Española”, Madrid, 1907-1909]

VASCONCELOS, Simão de. Vida do venerável padre José de Anchieta. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1943, 2 vol. (Biblioteca popular brasileira, 3).

VEGA, Carlos. Un codice peruano colonial del siglo XVII. La musica en el Peru colonial. Revista musical chilena, 16 (81-82): 54-93, jul-dec. 1962.

VIOTTI, Pe. Helio Abranches. Anchieta, o apóstolo do Brasil, 2 ed. São Paulo, Loyola, 1980. 342 p.

WARDROPPER, Bruce. Historia de la poesia lirica a lo divino en la cristiandad occidental. Madrid, Revista de Occidente, [1958].


Índice - Transcrições - Arquivos Midi