Revista eletrônica de musicologia |
||||
Volume XIII - Janeiro de 2010 |
home . sobre . editores . números . submissões ___índice do dossiê
Piano Brasileiro: um breve histórico do projeto
Em 12 de outubro de 2005, por ocasião do Ano do Brasil na França, e na qualidade de pesquisadores associados ao Observatoire Musical Français(OMF)/Université de Paris-Sorbonne, Paris IV, fomos incentivados a organizar o Colloque Brésil Musical. Aproveitando a oportunidade, iniciamos então um rico intercâmbio acadêmico-cultural entre a Sorbonne, na sua área de Música e Musicologia, de tão rica tradição, e a nossa Universidade Federal do Paraná. O colóquio uma vez realizado na histórica Salle des Actes de Paris IV, teve sua seqüência em versão nacional, o mesmo evento sendo apresentado no nosso idioma em novembro do mesmo ano no Anfiteatro 1100 localizado no prédio D. Pedro I da UFPR. Os textos encontram-se disponíveis em duas publicações, respectivamente em francês e português: Brésil Musical (Paris: OMF, 2007) e Brasil Musical (Curitiba: Editora DeArtes, 2005).
Após o sucesso desta iniciativa, atendendo à nova sugestão da responsável pelo OMF, Profa. Danièle Pistone, e a quem não poderíamos deixar de agradecer imensamente o interesse e apoio pela divulgação da cultura brasileira, organizamos em 30 de janeiro de 2008 o Colloque Le Piano Brésilien. Outra chance sem precedentes de divulgarmos nossa produção musical, mormente se considerarmos o papel vital desempenhado por este instrumento em nossa sociedade, desde os tempos do Império.
Dois concertos na Maison du Brésil, Cité Universitaire de Paris, ilustraram de modo perfeito os textos apresentados na Salle des Actes. Novamente torna-se possível uma edição do evento em português, entre os próximos 22 e 23 de outubro de 2008, graças a uma parceria do Departamento de Música e Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná com a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e contando com o patrocínio precioso da Fundação Araucária.
O concerto de abertura ilustrará através da execução de obras atuais escritas para piano e orquestra de cordas a diversidade e a riqueza de nossa produção musical, qualidades estas que serão amplamente exploradas nos textos disponibilizados em francês e português, respectivamente através do OMF e da Revista Eletrônica de Musicologia da UFPR, a cujo editor, Prof. Daniel Quaranta, agradecemos imensamente pela oportunidade oferecida de incluirmos este dossiê.
Zélia Chueke (UFPR/OMF)
Isaac Chueke (EMBAP/OMF)