Revista eletrônica de musicologia

Volume XI - Setembro de 2007

home . sobre . editores . números . submissões . versão em pdf

 

Evidências evolucionistas na historiografia musical sobre os jesuítas


Dalton Martins (UNESP)


Resumo: Este texto pretende fazer algumas considerações sobre algumas evidências de um pensamento evolucionista em textos de historiografia musical sobre os jesuítas. O período abordado é de 1908 a 1954, orientado em função das fontes estudadas. O evolucionismo introduz-se no Brasil aproximadamente em 1870, oferecendo pressupostos para a compreensão do “atraso” brasileiro em relação ás nações européias “civilizadas”. Após o Modernismo, os pressupostos evolucionistas vão sendo substituídos por outros que privilegiavam a construção de uma “cultura brasileira”. No entanto, mesmo após o advento do Modernismo, podemos permanecer um traço evolucionista em nossa historiografia musical dedicada aos jesuítas, e, demonstrá-lo é o objetivo deste texto.


Introdução

O objetivo deste texto é discutir sobre algumas evidências de um pensamento evolucionista nos textos de historiografia musical produzidos no período de 1908 a 1954,  que tratam da contribuição dos jesuítas na história da música de São Paulo. O período estudado correspondente às datas de publicação das fontes utilizadas: 1908 é o ano de publicação de A música no Brasil, de Guilherme de Melo; em 1954, ano das comemorações do IV Centenário da fundação da cidade de São Paulo, foram publicados vários textos sobre a música de São Paulo. 

José Honório Rodrigues afirma, em Teoria da História do Brasil que há “uma estreita conexão entre a historiografia de um período e as predileções e características de uma sociedade” (RODRIGUES, 1978, p. 32). Assim, através de uma aproximação das principais idéias presentes na sociedade brasileira neste período, poderíamos conseguir elementos para a compreensão de nossa historiografia musical.

O principal indício do que chamaremos traço evolucionista na historiografia musical dedicada à contribuição dos jesuítas na história da música de São Paulo, a nosso ver, se manifesta através do jogo de oposições que ocorre entre o jesuíta (civilizado, culto, erudito, cristão etc.) e o indígena (selvagem, inculto, grosseiro, pagão etc.). A partir dessas oposições, base para a nossa compreensão dos textos, se desenvolve toda uma série de considerações que, até aproximadamente meados da década de 1950, considerava os jesuítas como “formadores” e “civilizadores” do Brasil.
Combinaremos o método histórico - para a análise das relações entre historiografia musical e o pensamento brasileiro - combinado à hermenêutica, para a análise do conteúdo dos textos.

Evolucionismo no pensamento brasileiro

Dentre as teorias européias que tinham como pressuposto comum a evolução dos povos três delas tiveram um impacto real no Brasil: o positivismo de Comte, o darwinismo social e o evolucionismo de Spencer. Tais teorias foram utilizadas como fundamento científico por nossos historiadores-sociólogos - dentre eles, Silvio Romero, Capistrano de Abreu, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha - desde o declínio do Romantismo até o Modernismo, ou seja, entre 1870 e 1922.

O pressuposto básico do evolucionismo pode ser grosseiramente apresentado da seguinte maneira: o “simples” evolui para o “complexo”; sob tal pressuposto, as sociedades “primitivas” evoluem para as sociedades “civilizadas”. Através de vários experimentos empíricos, os primeiros sociólogos e etnólogos procuravam estabelecer as leis que governavam o processo evolutivo dos povos (ORTIZ, 1985, p. 14).

A partir dessas teorias, nossos pensadores tentavam compreender as diferenças entre o brasileiro e o europeu, o processo de formação e evolução da civilização brasileira e as possibilidades do Brasil se constituir uma nação “civilizada” (ORTIZ, 1985, p. 14-15). Vejamos a seguir o reflexo do evolucionismo na historiografia musical.

Os intelectuais brasileiros de fins do século XIX e início do século XX procuravam, através das teorias evolucionistas, compreender as características do povo brasileiro, e suas diferenças em relação ao povo europeu. Esta questão se consubstanciava nas investigações sobre o “caráter nacional”:

O dilema dos intelectuais desta época [o fim do século XIX e início do século XX] é compreender a defasagem entre teoria e realidade, o que se consubstancia na construção de uma identidade nacional. (ORTIZ, 1985, p. 15).

Assim, ao contrário das teorias evolucionistas européias, nas quais os conceitos de raça e meio tinham alcance limitado, no Brasil estes conceitos são largamente utilizados pelos nossos pensadores, pois viriam a especificar as “particularidades” da nossa “evolução” (ORTIZ, 1985, p. 16).

na medida em que a realidade nacional se diferencia da européia, tem-se que ela adquire no Brasil novos contornos e peculiaridades. A especificidade nacional, isto é, o hiato entre teoria e sociedade, só pode ser compreendido quando combinado a outros conceitos que permitem considerar o porquê do ‘atraso’ do país (ORTIZ, 1985, p. 15).

O evolucionismo na historiografia musical

Em Teoria e História, Peter Burke trata das dissensões ocorridas ao longo do século XIX entre duas classes básicas de profissionais que tinham como objeto o estudo da sociedade: historiadores e teóricos sociais. Os historiadores estavam interessados nos aspectos que tornavam seu objeto particular, distinto, singular, e assim, trabalhavam sobre “fatos”; os “teóricos” estavam interessados nas “leis” que presidiam os estágios de evolução da sociedade, e assim, se orientavam para a compreensão dos aspectos gerais, para a elaboração de “leis” (BURKE, 2002, p. 14).

Este antagonismo entre teóricos e historiadores proporcionou uma nova perspectiva à historiografia da música. Segundo Dwight Allen, o evolucionismo de Spencer ofereceu à historiografia musical uma nova abordagem, pois, ao invés de permanecer biográfica e factual, poderia tornar-se “científica”, na medida em que, semelhantemente à nascente sociologia, encarasse a música como um organismo que se cria, desenvolve e transforma em virtude de certas leis ou princípios (ALLEN, 1962, p. 110). Como se sabe a historiografia musical que se desenvolveu neste período estava tradicionalmente ligada a ideologias nacionais e religiosas, e talvez por tal motivo permanecia principalmente biográfica; ela procurava narrar a vida e a obra daqueles considerados “grandes indivíduos” ligados à sua nação ou à sua religião, e, além disso, era realizada, principalmente, por membros da mesma pátria ou comunidade do biografado (KERMAN, 1985, p. 38-39). Assim, as teorias evolucionistas proporcionaram novas abordagens para a historiografia musical, que enfatizaram, por exemplo, o estudo da gênese das formas e dos gêneros musicais.

A partir do Modernismo, os conceitos de raça e meio são substituídos pelo de cultura (LAHUERTA, 1997, p. 96), o qual, aparentemente, minimiza as contradições sociais e a latente impossibilidade das três raças formarem um povo. Isso se dá em razão de que o Modernismo abandona a “explicação do atraso brasileiro”, e propõe um projeto de âmbito nacional, que visava, em primeiro lugar, criar uma “literatura brasileira”, e posteriormente, organizar as diversas manifestações populares, unificando-as sobre o conceito de cultura nacional.

A reforma brasileira, que terá de modernizar e nacionalizar o país, não é um fenômeno simplesmente estético. Se começou sob este aspecto, porque, pela sensibilidade, é que se iniciam as reações em toda parte, não se deve confinar, por isso, neste argumento fechado. Antes é preciso que se alastre e opere em seus centros de vida ativa, econômicos e sociais [...]. Para esse esforço é chamada a inteligência brasileira. O estudo de nossos problemas, a análise profunda de nossas camadas sociais, a indagação dos seus desejos e necessidades, a psicologia exata do povo são elementos de verificação indispensáveis para qualquer obra construtora neste sentido [...]. Para a realização dessa obra nacional é que o país reclama o esforço de todos os homens de inteligência e ação. (ALMEIDA, 1928, p. 3).

Embora o evolucionismo vá, gradativamente, perdendo sua força em outros setores do pensamento brasileiro – como na sociologia, por exemplo - sua influência parece permanecer em nossa historiografia da música paulista até aproximadamente fins da década de 1960, como veremos a seguir.

O evolucionismo na historiografia musical brasileira

Se no âmbito da historiografia musical internacional o evolucionismo proporcionou o surgimento de novas abordagens e novos objetos, no Brasil, porém, ele se adapta à problemática da contribuição das três raças na formação do povo brasileiro, questão que se desdobra na historiografia através da investigação sobre a criação de uma música “brasileira”. No entanto, é interessante observar a permanência do que chamamos de evidências evolucionista, em nossa historiografia musical, quando estes pressupostos passam a ser paulatinamente substituídos a partir da assimilação dos novos pressupostos do movimento modernista. É de se notar ainda que a historiografia da música brasileira parece não ter sido tratada como uma ciência, com fontes, métodos e fundamentos e objetivos próprios, mas que, ao nosso ver, constitui-se uma espécie de “literatura”. Evidentemente, essa questão é bastante controversa. Porém, o fato desta historiografia musical não veicular através de livros especializados – salvo raras exceções – mas em revistas e jornais, e dirigir-se para um público leigo, nos parece reafirmar este caráter “literário”, o que confirmaria sua tendência à generalizações e conclusões sem o devido estudo dos problemas.

O primeiro aspecto desse traço evolucionista, a nosso ver, se manifesta através do jogo de oposições que ocorre entre o jesuíta (civilizado, culto, cristão etc.) e o indígena (selvagem, inculto, pagão etc.). A partir dessa oposição se desenvolve toda uma série de considerações que nos levam a crer na influência de um traço evolucionista na historiografia da música brasileira do início do século XX até aproximadamente a década de 1960.

Em A música no Brasil (1908), Guilherme de Melo afirma que as manifestações teatrais utilizadas pelos jesuítas na catequese - os autos - representam “a primeira exibição da arte musical brasileira baseada no sistema diatônico-cromático dos povos cultos” (MELO, 1908, p. 7). O que nos interessa aqui é que este autor situa historicamente, segundo ele, a primeira manifestação de um sistema musical “culto” em solo brasileiro.

A evidência de um traço evolucionista, que se manifesta através da expressão “povos cultos”, é clara, no entanto requer um maior esclarecimento: se entendermos um sistema musical como expressão de uma determinada cultura, admitindo que tal sistema “delimita” os limites de “mundo sonoro” desta cultura, poderíamos entender, segundo a afirmação de Guilherme de Melo, que os jesuítas trouxeram o sistema musical se uma cultura “superior”. Ou seja, reconhecer o sistema musical dos jesuítas como “culto” (cultivado) implica necessariamente em reconhecer o sistema musical dos índios como “inculto” (não cultivado); se, segundo o pressuposto evolucionista, o que é cultivado é mais complexo do que o que é cultivado – pois o “simples” evolui para o “complexo” - então, a cultura dos jesuítas é “superior” à cultura dos indígenas.

Guilherme de Melo escreveu sua obra em 1908, o que torna compreensível se sua visão de mundo o faz expressar-se em termos de “evolução”. Porém, os casos mais interessantes, ao nosso, ver são aqueles de autores que escrevem a partir da década de 1920, portanto, já durante o Modernismo, e ainda mais, daqueles autores ligados diretamente à reflexão sobre as diretrizes, questionamentos e tendências do movimento, como é o caso de Renato Almeida.

Outro artigo que nos oferece importantes considerações para a compreensão da influência de um pensamento evolucionista na historiografia dos jesuítas é A música em São Paulo, de João da Cunha Caldeira Filho, publicado no suplemento literário de O Estado de S.Paulo, em 25 de janeiro de 1954, para as comemorações da IV Centenário da cidade:

Assim, a civilização do Planalto do Piratininga acordou ao som da música, e da música da Igreja católica. A garganta rude do selvagem e os lábios eruditos dos padres cantavam acompanhados por instrumentos grosseiros tangidos pelas mãos desajeitadas dos pequenos brasis, realizando a primeira manifestação musical da história de S. Paulo. (CALDEIRA FILHO, 1954, p. 129).

Como se pode ver acima, na visão do autor, os padres da Companhia de Jesus são homens que possuem “lábios eruditos”, e o indígena, por sua vez, possuiu “garganta rude” e “mãos desajeitadas” que tangem “instrumentos grosseiros”. Mais adiante, se referindo ao uso dos autos na catequese, o autor nos diz que estas peças eram “destinadas a moldar a alma rude do índio segundo os princípios eternos da espiritualidade cristã” (CALDEIRA FILHO, 1954, p. 129). O jogo de oposições entre as expressões “lábios eruditos” e “princípios eternos da espiritualidade cristã”, da parte dos jesuítas, e, “garganta rude” e “alma rude”, da parte dos indígenas, nos sugere certa idéia de “escala evolutiva”, em que a espiritualidade do índio é “primitiva”, e a do jesuíta “civilizada”, pois é alicerçada sobre “princípios eternos”.

Outro aspecto onde se manifesta esse traço evolucionista na historiografia dos jesuítas, a nosso ver, reside nas considerações em torno da boa receptividade da música pelos indígenas. Praticamente todos os autores que se detiveram sobre a contribuição dos jesuítas à música brasileira chamam a atenção para este fato.  Renato Almeida, por exemplo, nos diz dos jesuítas:

Dispostos a conquistar novos servos para Deus [...] esses homens extraordinários compreenderam que lhes deveriam falar à sensibilidade. Percebendo esse domínio da música sobre o gentio, os jesuítas empregaram-na para a catequese. (ALMEIDA, 1926, p. 189-190).

O mesmo autor continua, dizendo que os acentos da música trazida pelos jesuítas empolgavam os indígenas “que, desde a primeira missa, se deixaram enlear pelas suas melodias” (ALMEIDA, 1926, p. 189). Caldeira Filho, por sua vez, nos diz que o pendor dos indígenas para a música dos jesuítas [grifo nosso] fora responsável pelo êxito da catequese (CALDEIRA FILHO, 1954, p. 129). Gastão de Bittencourt, diz que os jesuítas, “certos da grande verdade a que se refere Simão de Vasconcelos, ‘a suavidade do canto fazia entrar nas almas a inteligência das coisas do céu’, iniciaram com a sua catequese, a divulgação do gosto pela música” (BITTENCOURT, 1945, p. 20).

Como veremos a seguir o que estes textos parecem difundir é a idéia de que, por mais distantes que estivessem os índios dos jesuítas, em termos “evolutivos”, havia algo que os atraía e que os ligava àquela música. Segundo Renato Almeida: “Havia uma influência indefinível e instintiva que atuava sobre a sensibilidade grosseira dos índios e aqueles cantos e aqueles hinos lhes pareciam vozes celestiais” (ALMEIDA, 1926, p. 189). Por sua vez, Vincenzo Cernicchiaro nos diz que em cada raça humana se encontra o fundamento de todas as outras manifestações artísticas, e assim, presume que “a música deva interessar igualmente todo espírito humano de grau superior ou inferior, no desenvolvimento e perfeição da arte que o circunda” (CERNICCHIARO, 1926, p. 27). [1]

Segundo nos parece, tais textos evidenciam uma idéia de que há uma espécie de “fundamento comum” às diferentes raças, ou seja, de que criaturas da mesma ”espécie”, distintas apenas pela raça, estariam sujeitas às mesmas “leis evolutivas”. Se Renato Almeida prefere se manifestar em termos de uma “influência indefinível e instintiva”, Cernicchiaro é mais explícito ao afirmar, indiretamente, que o espírito humano subdivide-se em “graus” inferiores ou superiores.

Conclusão

Ao se concentrar na cronologia e narrativa da vida dos “grandes homens” e dos “formadores” do Brasil, a historiografia musical brasileira, que surge no início do século XX, parece ignorar os fatores históricos relacionados à catequização, e assim, costuma tratar a ação jesuítica como uma “necessidade natural”, ou seja, a cristianização dos povos selvagens e a criação da futura nação brasileira. Além disso, tais autores trabalharam num contexto onde estavam presentes diversas teorias evolucionistas, que consideravam que povos “primitivos” evoluem para povos “civilizados”. 

Apesar do declínio de tendências evolucionistas no estudo dos problemas brasileiros, com o Modernismo, que cedem espaço a abordagens que visavam, antes de tudo, a unificação da cultura brasileira, a historiografia musical dedicada aos jesuítas mantém um traço evolucionista em textos produzidos de 1908 até aproximadamente meados da década de 1950.

Contradições à parte, se poderia dizer, finalmente, que a tendência verificada em nossa historiografia musical, que lança mão do recurso dos “heróis-civilizadores” que “nacionalizam” o Brasil, está em perfeita consonância com a tendência musical modernista, que, a partir da síntese de um fundamento harmônico europeu aos elementos nativos, com a predominância do primeiro, deveria construir a verdadeira música “brasileira”.

Notas

[1] “... la musica debba interessare in pari ogni spirito umano di grado inferiori o superiori, nello svolgimento e perfezione dell’arte che lo circunda”.


Referências

ALLEN, Dwight. Philosophies of music history: a study of general histories of music 1600-1960. New York: Dover, 1962.

ALMEIDA, Renato. Compêndio de história da música brasileira. Rio de Janeiro: F. Briguiet, 1948.

_____ História da música brasileira. Rio de Janeiro: F. Briguiet, 1926.

ALMEIDA, Renato. Amplitude do espírito moderno. Movimento. Revista de crítica e informação, v. 1, n. 2, nov. 1928.

BITTENCOURT, Gastão de. História breve da música no Brasil. Lisboa: Seção de intercâmbio do S. N. I, 1945.

BURKE, Peter. História e teoria social. Trad. Klauss Brandini e Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Editora da UNESP, 2002.

CALDEIRA FILHO, João da Cunha. A Música em São Paulo. O Estado de S.Paulo; Edição do IV Centenário. São Paulo, v. 75, n. 24.145, 25 de janeiro de 1954, p. 129-131.

CERNICHIARO, Vincenzo. Storia della musica nel Brasile dai tempi coloniali sino ai nostri giorni (1549-1925). Milano: Fratelli Riccioni, 1926.

LAHUERTA, Milton. Os intelectuais e os anos 20: Moderno, modernista, modernização. In:  LORENZO, Helena Carvalho de; COSTA, Wilma Pereira da (org.). A década de 1920 e as origens do Brasil moderno. São Paulo: Editora da UNESP, 1997.

KERMAN, Joseph. Musicologia. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

MELLO, Guilherme Theodoro Pereira de. A música no Brasil desde os tempos coloniaes até o primeiro decênio da República por Guilherme Theodoro Pereira de Mello.Bahia: Typographia de S. Joaquim, 1908.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.

RODRIGUES, José Honório. Teoria da história do Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1978. 5. ed.

ROMERO, Silvio. História da literatura brasileira, 2. ed. Rio de Janeiro: Garnier, 1902.

 

 

 

 

 

 

 

Dalton Martins